CONCER pronta para concluir a nova subida da serra

  • 25/04/2024
(Foto: Reprodução)
Quase metade da Nova Subida da Serra já foi concluída pela CONCER. Quase metade da Nova Subida da Serra já foi concluída pela CONCER Divulgação A CONCER, empresa que administra a BR-040 entre o Rio e Juiz de Fora, está pronta para a retomada imediata da Nova Subida da Serra (NSS). A Concessionária reúne todas as condições de reiniciar a construção da nova pista entre Duque de Caxias e Petrópolis em até 45 dias, após a formalização de novo contrato, e conclui-la em tempo consideravelmente menor do que as estimativas mais otimistas apresentadas até então. Desde que perícias judiciais reconheceram que o contrato de concessão da companhia está desequilibrado em mais de R$ 2 bilhões, intensas negociações ocorrem entre o poder público e a concessionária em busca de uma solução consensual que viabilize a conclusão da NSS e outras melhorias na rodovia. As tratativas têm como base uma portaria do Ministério dos Transportes, que estabeleceu, no ano passado, uma nova política pública de readaptação e otimização dos contratos de concessão. Ganhos para a sociedade O projeto executivo da CONCER para a Nova Subida da Serra prevê a conclusão de uma pista com 20 quilômetros de extensão, traçado moderno e acostamentos, o que permitirá viagens mais seguras e rápidas pelo trecho, com benefícios adicionais que incluem economia no consumo de combustíveis e consequente redução do custo do frete de mercadorias com destino à região e ainda menor emissão de gases poluentes. O projeto da NSS foi revisado, atualizado e, mais recentemente, certificado por empresa habilitada pelo Inmetro, providência que o requalificou dentro de normas vigentes. Com o projeto executivo, a nova pista terá 60% a menos de curvas em comparação com a atual subida da serra (inaugurada em 1928, com 114 curvas), o que garantirá mais segurança e menos tempo de viagens pela rodovia. A Nova Subida da Serra garantirá viagens mais rápidas e seguras Divulgação Ganhos para a sociedade O projeto executivo da CONCER para a Nova Subida da Serra prevê a conclusão de uma pista com 20 quilômetros de extensão, traçado moderno e acostamentos, o que permitirá viagens mais seguras e rápidas pelo trecho, com benefícios adicionais que incluem economia no consumo de combustíveis e consequente redução do custo do frete de mercadorias com destino à região e ainda menor emissão de gases poluentes. O projeto da NSS foi revisado, atualizado e, mais recentemente, certificado por empresa habilitada pelo Inmetro, providência que o requalificou dentro de normas vigentes. Com o projeto executivo, a nova pista terá 60% a menos de curvas em comparação com a atual subida da serra (inaugurada em 1928, com 114 curvas), o que garantirá mais segurança e menos tempo de viagens pela rodovia. A CONCER opera a Rio-Juiz de Fora desde 1996. Desde então, executou obras de modernização que abrangeram a ampliação da rodovia em Duque de Caxias e a duplicação do último trecho de pista simples em Minas Gerais, totalizando 76 quilômetros de pistas e faixas adicionais. Também construiu 28 passarelas (18 além das previstas em contrato), implantou 23 quilômetros de telas antiofuscantes e fez obras de contenção em 228 encostas, a maioria concentrada na serra de Petrópolis. Os investimentos da concessionária atingiram aproximadamente 200% das obrigações originais do contrato assinado em 1995 e mantiveram a BR-040 entre as melhores rodovias do país de 2007 a 2014. Foi justamente nesse ano que a concessão passou a sofrer os efeitos da inadimplência do que estava definido pelo aditivo contratual sobre o custeio da Nova Subida da Serra. Dos repasses financeiros para o reequilíbrio do contrato, diante da execução das obras com o orçamento atualizado à época, a Concer recebeu menos de 20% do total acordado. A Companhia recorreu ao mercado financeiro e manteve as obras em andamento até julho de 2016, quando o grau de endividamento da concessão paralisou a NSS com quase metade da pista pronta. Questionamentos do Tribunal de Contas da União, apresentados posteriormente à paralisação da NSS sobre defasagem de projeto, recolhimento de tributos e sobrepreço, foram integralmente esclarecidos pela Concer junto à Agência reguladora. Em 2021 e 2022, perícias judiciais determinadas pela justiça federal confirmaram que a Concer é credora do poder público em mais de R$ 2 bilhões. O principal motivo do desequilíbrio econômico-financeiro da concessão é a inadimplência relativa às obras da NSS. Para contornar o impasse, governo e concessionária negociam uma solução consensual prevendo a conclusão da NSS e um novo conjunto de investimentos a abranger toda a extensão da rodovia. A Concer reúne as condições de entregar a Nova Subida da Serra de forma mais rápida, pois além do projeto executivo revisado, atualizado e certificado, possui as licenças ambientais vigentes, instalações industriais e de apoio parcialmente implantadas, solução de mobilidade para Petrópolis com a ligação Bingen-Quitandinha, entre outros benefícios. A retomada das obras vai gerar 3.500 empregos diretos e indiretos. Túnel da NSS: 70% já foram escavados pela CONCER Divulgação O túnel da NSS terá vários elementos de segurança Divulgação Atual subida registra média de 21,8 quilômetros de congestionamentos Com a nova pista em operação, a CONCER eliminará o último gargalo da BR-040 no trecho de concessão. Estudos técnicos apontam que a paralisação da NSS causa à sociedade prejuízos de aproximadamente R$ 280 milhões ao ano em aspectos relacionados à segurança viária, tempo de deslocamento pela via e consumo de combustível. Outro estudo, da Tendências Consultoria, contabiliza que a quase centenária pista de subida da serra registrou média de 52 acidentes por quilômetro entre 2013 e o ano passado. Um transtorno adicional para os usuários são as frequentes interdições da pista estreita: foram 21,8 quilômetros de congestionamentos em média até março de 2023. A CONCER está preparada para retomar a Nova Subida da Serra e concluir a modernização desse trecho estratégico da BR-040 para a economia do sudeste brasileiro.

FONTE: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/especial-publicitario/companhia-de-concessao-rodovia/noticia/2024/04/25/concer-pronta-para-concluir-a-nova-subida-da-serra.ghtml


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