Moradores de ocupação sob Viaduto Nove de Julho protestam ao serem impedidos de voltar a local incendiado no Centro de SP
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Portaria da entrada do imóvel ocupado pegou fogo na segunda. Defesa Civil interditou lugar, e moradores fecharam a avenida e montaram barracas na calçada contra a decisão. Moradores protestam após serem impedidos de voltar a prédio incendiado
Moradores de uma ocupação irregular sob o Viaduto Nove de Julho, no Centro de São Paulo, protestaram ao serem impedidos pela Defesa Civil de voltar ao local após um incêndio e passarem a noite de segunda-feira (30) na rua. Ninguém se feriu.
O fogo ocorreu na portaria de entrada da ocupação por volta das 11h de segunda. Moradores contam que foi pequeno e acabou controlado por eles mesmos e que, quando o Corpo de Bombeiros chegou, já não tinha mais incêndio.
O imóvel precisou ser evacuado, com a retirada das famílias e de seus animais. Muitos deixaram bens e outros objetos no local.
Diante da falta de segurança, a Defesa Civil interditou o imóvel, contrariando quem queria voltar para lá. Em protesto, parte dos moradores bloqueou a Avenida Nove de Julho, onde fica a ocupação.
O total de ocupantes não foi informado pelas autoridades, mas, de acordo com os próprios moradores, oscila entre 50 e 200 pessoas. Até 2019, a prefeitura usava o lugar para oferecer cursos técnicos, mas, ao ser esvaziado, acabou invadido.
Prédio municipal sob o Viaduto Nove de Julho sofreu incêndio e teve de ser evacuado pela Defesa Civil
Eliezer dos Santos/TV Globo
Barracas na calçada
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada para conter o protesto, e os moradores liberaram o trecho e montaram barracas na calçada.
Nesta terça-feira (1º), a GCM continuava lá fazendo a segurança para impedir a entrada no local.
Alguns moradores permaneciam nas barracas. Segundo eles, a prefeitura ofereceu a eles hotéis sociais para ficarem provisoriamente, mas a oferta foi recusada porque eles insistem em voltar a ocupar o imóvel.
A TV Globo entrou em contato com a prefeitura para comentar o assunto e aguarda um posicionamento.
GCM faz segurança do prédio municipal que pegou fogo na Avenida Nove de Julho
Eliezer dos Santos/TV Globo